Publicado por: ministriodeusfiel | 23/06/2013

Não cobiçaras – 10º Mandamento

Ministério Deus é Fiel

“Contentamento verdadeiro”

Êxodo 20:17

A pessoa cobiçosa é aquela que deseja ansiosamente os bens ou as circunstâncias da vida de outros. Não se trata de uma atitude casual, mas de um desejo forte: “Quero o que é seu, porque acho que é isso que vai satisfazer-me e tornar-me feliz”.

O indivíduo cobiçoso tende a ver o mundo apenas em termos de como ele beneficia as suas necessidades imediatas. A satisfação em curto prazo afasta os alvos em longo prazo e os valores mais profundos.

Uma vez que se começa a cobiçar, nunca se ficará contente. E o contentamento é a base deste último mandamento. O que Deus quer realmente é que estejamos contentes… contentes com o que somos, com o que temos… contentes com Ele.

Deus sabe o que a cobiça fará com a vida humana. Ele sabe a devastação que irá produzir e, no seu amor, quer poupar-nos disso.

1. Deus sabe que aquilo que cobiçamos não vai durar

As roupas não vão durar, nem os carros, casas ou brinquedos. Essas coisas são temporais. Dois segundos após a sua morte elas não vão significar mais nada para você.

2 Coríntios 4:18

Todos os Natais, compramos o que não precisamos e gastamos o dinheiro que não temos, apenas para satisfazermos a lista daqueles artigos “obrigatórios” que, simplesmente, temos de comprar. Sempre haverá algo novo a ser cobiçado.

2. Deus sabe que aquilo que cobiçamos será um fardo para nós

Davi cobiçou a mulher do próximo. Durante o resto de seus dias suportou a dor violenta de ver a sua família sofrer e esfacelar-se. Estupro, assassinato, incesto, traição, rebelião… nunca houve uma pausa. Davi era um homem que desejava de todo coração voltar o relógio no tempo, mas sabia que era impossível.

Salmo 51:3, 4

Os que querem ser ricos rapidamente fazem todo tipo de coisas erradas a fim de obter mais dinheiro… coisas que trazem grande sofrimento a eles e suas famílias. Esses indivíduos fazem qualquer coisa para obter aquilo que pensam que lhes trará felicidade.

1 Timóteo 6:6-10

3. Deus sabe que a cobiça é enganosa

Vivemos numa sociedade de consumo e os marqueteiros gastam muito dinheiro e trabalham de sol a sol, com o único propósito de tornar você infeliz com o que tem. Nosso valor não depende do que possuímos, do que usamos, do carro que dirigimos ou de onde vivemos.

Lucas 12:15

Cobiçar é um beco sem saída e extremamente enganoso e muitos entram nesse caminho pela comparação. Não se compare com outros. Não fique alimentando esses pensamentos no fundo da mente. Se tiver mais, isso só o tornará orgulhoso. Se tiver menos, vai ficar com inveja e começar a cobiçar.

2 Coríntios 10:12

Se não estiver satisfeito, feliz e realizado como é, onde está e com o que possui, mudar as circunstâncias não lhe dará um bilhete instantâneo para a alegria. Ficamos desapontados e insatisfeitos quando compreendemos que as coisas que possuímos, depois de esperar muito tempo pelas mesmas, não são aquelas que trazem satisfação ou contentamento duradouro para nossas vidas.

4. Deus sabe que o contentamento é um processo

A Escritura é muito clara a esse respeito. Paulo aprendeu do Senhor sobre o contentamento e isso não aconteceu da noite para o dia. Cada experiência que enfrentamos é uma oportunidade para aprender e praticar o contentamento no Senhor.

Filipenses 4:11-13

A atitude é tudo, porque se não aprendermos a viver contentes com nossa situação presente, teremos então de enfrentar as mesmas circunstâncias muitas vezes. Foi por isso que os filhos de Israel andaram em círculos durante quarenta anos no deserto do Sinai.

Uma vez que Paulo encontrou a verdadeira fonte artesiana do contentamento, tudo o mais tinha o sabor de refrigerante morno.

Filipenses 3:7, 8

5. Deus sabe que o verdadeiro contentamento traz paz

Mesmo em meio a circunstâncias difíceis, de grande sofrimento podemos aprender na presença de Deus o verdadeiro contentamento.

Salmo 73:23-26

Podemos sentir contentamento quando passamos tempo na presença do Senhor porque Ele nunca nos abandona e sabemos que vai cuidar de tudo, vai resolver tudo, sabemos disso!

Hebreus 13:5

É errado almejar o sucesso em sua vida? Não! Mas, se esse for o objetivo e alvo de sua vida, quando chegar lá (onde quer que esse “lá” possa estar), não será suficiente.

Quaisquer que sejam as circunstâncias hoje – neste preciso momento – Deus pode fazer o seu cálice transbordar.

Pr. Mario Pacheco Neto – 23/06/2013


Deixe um comentário

Categorias