Publicado por: ministriodeusfiel | 26/05/2013

Não matarás – 6º Mandamento

Ministério Deus é Fiel

“Removendo as sementes do crime”

Êxodo 20:13

A triste realidade é que quando o mal no coração humano não é controlado, Deus sabe que os homens e mulheres vão simplesmente se autodestruir.

Todavia, Deus, em Seu amor, não permitiu que isso acontecesse. Essa é a razão dEle ter incluído estas duas palavras entre os Dez Mandamentos: “Não mate”.

Vivemos num mundo irado. Tiroteios no meio da rua são a ordem do dia. Matar se transformou em algo frio, sem qualquer sentimento de remorso. Você talvez esteja dizendo: “Nunca matei ninguém, portanto, por que estou perdendo tempo com esta questão? Mas lembre-se das palavras de Jesus:

Mateus 5:21, 22

Chamar alguém de “Raca!” (cabeça oca) e “Louco!” é praticamente assassinar essa pessoa. O que estamos dizendo realmente é: “Não quero ter nada a ver com essa pessoa. No que me diz respeito está morta”. Isso é assassinato no coração. E é aí que tudo começa.

Como acontece com todas as questões em nossas vidas, Jesus lida com a raiz deste mandamento, e não apenas com o fruto. Ele não se contenta em podar, rente ao chão, a urtiga venenosa em nossas vidas. Ele quer arrancar toda a erva daninha e nos diz que a raiz do crime é a ira.

Nós, como os fariseus, preferimos lidar com o exterior: “Nunca atirei ou esfaqueei alguém. Nunca coloquei cianureto no remédio de ninguém”. Mas o Senhor quer falar sobre as coisas internas. Quer conversar sobre o que está realmente acontecendo no meu coração.

O que faz as pessoas matarem? De acordo com Jesus, o assassinato tem início com as sementes do ódio e da ira que permitimos que brotem em nosso coração.

A ira não resolvida atrai Satanás para a sua vida e para o seu lar como a carne crua atrai o tubarão. E ele vai devorar você, seu casamento e sua família, se deixar essas sementes da ira assassina lançar raízes em sua vida.

Efésios 4:26, 27

Deus sabe que muito antes de eu dar uma pancada em alguém num esforço de acabar com sua vida, começo o processo em meus pensamentos e avanço com minhas palavras. As palavras podem devastar a vida de uma pessoa. As palavras ferem. As palavras podem matar.

Tiago 3:8

Nada – exceto uma agressão física – pode matar um relacionamento mais depressa do que uma palavra venenosa.

1. As causas da ira

 a. Mágoa

Quando somos magoados ou ofendidos, podemos ficar muito frustrados e zangados. A raiva começa a ferver lentamente em nosso íntimo, mas explode com o tempo. Acabo por ferir porque estou ferido.

Gênesis 4:3-5

b.Impaciência

Ficamos irados porque queremos nossos “direitos”. Queremos o que queremos e quando queremos.

1 Samuel 13:11-14

2. Como lidar com a ira

Deus sabe que sem Ele vamos magoar pessoas. Estragamos nossa vida e a dos que nos rodeiam. Sem Ele seremos pessoas iradas, impacientes, egoístas. A não ser que Ele cure, não posso fazer outra coisa senão ofender e magoar as pessoas a quem mais amo.

Se essa ira mortal na nossa vida não for enfrentada, continuará a crescer e, em algum ponto, se manifestará, e então, poderemos nos encontrar dizendo ou fazendo algo que jamais sonharíamos fazer ou dizer.

 a. Pense antes de agir

 Se Caim tivesse dado um passeio pelo pomar por meia-hora, em vez de chamar o irmão para ir ao campo, como sua vida teria sido diferente. Tudo, porém, se perdeu em questão de instantes.

Gênesis 4:8

Provérbios 13:16

b. Leve as mágoas para o Senhor

Como tudo teria sido diferente se Caim tivesse dado aquele passeio pelo pomar em companhia do Senhor e dito: “Tem razão, Senhor, estou aborrecido. Me magoa pensar que o Senhor aceitou a oferta de Abel e não a minha, e estou em dificuldade em lidar com isso. Quer ajudar-me, Senhor?”.

Não se esqueça que o Senhor se colocou a disposição de Caim. O Senhor desceu para conversar e raciocinar com ele em sua ira mortal.

Gênesis 4:6, 7

Conte tudo a Deus. Desabafe. Ele pode lidar com isso. Ele já sabe de tudo e está pronto para ajudar. Pode tudo começar com uma queixa ou uma acusação a alguém. “Apanhe-os, Deus. Quebre os dentes deles e castigue-os”. Todavia, Deus terminará mudando o foco e você sairá de Sua presença com palavras de louvor em seus lábios.

Salmos 73:3-5; 17; 28

c. Ponha Deus em primeiro lugar

Quando eu amar a Deus acima de tudo, não irei machucar ninguém porque terei o Seu amor para com os seres humanos mesmo os “cabeças ocas” deste mundo. Vou amá-los assim como Ele me amou e foi para a cruz por mim quando era um “cabeça oca”.

Romanos 5:8, 5

Deus sabe que quando lhe dou o primeiro lugar em minha vida, a primeira coisa que brotará dela, quando for espremido pelas pessoas, circunstâncias, desafios, perturbações e problemas, será expressões do Seu amor e da Sua graça.

Em vez de sermos um portador da morte e da destruição, decidamos ser um portador da vida permitindo que o Senhor cultive em nossos corações um jardim muito diferente, onde o fruto seja o que Ele espera de nós.

Gálatas 5:22, 23

Pr. Mario Pacheco Neto – 26/05/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: