Publicado por: ministriodeusfiel | 19/05/2013

Honra a teu pai e a tua mãe – 5º Mandamento

Ministério Deus é Fiel

“Um mandamento com promessa”

Êxodo 20:12

Esta é uma questão tão importante para o Senhor que a Escritura a coloca bem no centro dos mandamentos. Note que este mandamento é o único dos Dez com uma promessa anexa.

O mandamento se aplica a todos nós. Aos que têm pais bons, piedosos e amorosos e aos que não têm. O Senhor não listou quaisquer exceções, isenções ou considerações especiais.

Só para ter certeza de que compreendemos quão profundamente este mandamento se aplica a nós, Deus se assegurou de que fosse repetido no Novo Testamento – Efésios 6:2, 3.

Este mandamento se aplica a todos nós. Não importa o que nos tenha acontecido no passado, Deus quer mudar o nosso coração agora e não amanhã.

Quer andar e ter comunhão conosco agora. Não mais tarde, depois que “endireitar-mos as coisas”. Ele quer nos ensinar e nos abençoar agora e não um dia quando estivermos “mais preparados”.

Quer nos proteger dos pensamentos e atitudes destrutivos agora. E se resolvemos este assunto de honrar os nossos pais agora, podemos ser pessoas diferentes. O filho ou a filha que assim faz pode ser uma espécie diferente de pai e mãe para seus próprios filhos. Pais que o Pai celestial pode abençoar e usar de maneiras inconcebíveis.

Não, Deus não fecha os olhos ou ignora o sofrimento que os pais, às vezes, infligem aos filhos. Ele dá grande valor ao lar e pede contas aos pais pela sua atuação neste papel.

Mateus 18:6

Como então fazemos isso? Como honrar meu pai e minha mãe?

1. Amando-os

1.1 Passando tempo com eles

Eclesiastes 3:1

O amor, disse alguém, é melhor soletrado T-E-M-P-O. Você ama alguém quando passa tempo com essa pessoa.

Se deixar de lado outras obrigações e compromissos para estar com eles, isso é certamente honrá-los. E Deus se alegra com essa atitude.

1.2 Se sacrificando por eles

Romanos 5:8

Honrá-los com a sua presença pode ser realmente algo difícil a fazer, mas você só ama realmente alguém quando se sacrifica por essa pessoa. O Senhor provou Seu amor entregando a Sua vida.

Uma das melhores maneiras de mostrar amor por nossos pais é suportar algumas dessas inconveniências e sacrificar-nos por eles.

A verdade é que você não pode dizer que ama alguém sem estar disposto a desistir de algo por essa pessoa.

1.3 Mostrando afeto por eles

Mateus 21:28-31

Há certamente muitas maneiras de mostrar amor e afeto. Pode ser um simples bilhete ou carta manuscrita, mesmo que não seja um aniversário ou um feriado. Pode ser apenas pegar o telefone no meio do dia e dizer: “Como vão as coisas? Estava pensando em você e quero que saiba que o amo?”.

1.4 Falando que os ama

Colossenses 4:6

Não existem palavras mais poderosas no mundo para os ouvidos dos pais do que as duas pequeninas palavras “amo você”. Nada pode igualar-se a elas.

Essas podem ser palavras que pronunciamos muitas vezes quando crianças. “Amo você, mamãe. Amo você, papai”. Depois, o que acontece? As crianças crescem e ficam mais “sofisticadas”. Deixam de usar essas palavras. Porque, é claro, não é legal receber um abraço do pai, especialmente em público. Você então endurece. Comunica com a sua linguagem corporal: “Isso é coisa de criança. Não quero mais que me toquem”.

A maioria dos pais desejam ser amados e admirados pelos filhos. Há algo em nossa alma masculina que deseja ser um herói para seus filhos e filhas – mesmo que não sejamos heróis para ninguém mais.

“Amo você, pai”. Não há uma forma melhor de honrar pai e mãe. Essas palavras têm poder para sustentar um pai até o dia de sua morte.

Se como pai, receber esse amor, dê valor a ele, cultive-o, guarde-o, e retribua o mesmo de todo o seu coração, alma e força.

Se for filho, quer tenha quatorze ou quarenta anos, lembre-se: Não existe meio melhor de honrar seu pai e sua mãe.

2. Perdoando-os

Efésios 4:32

2.1         Aceitando as suas decisões como sendo as melhores

Quando dizemos não aos nossos filhos, é porque nós os amamos. Não há dúvida sobre isso. Todos cometemos erros, é verdade, e não devemos ter medo de admiti-los. “Filho esta é uma decisão que tenho de tomar. Talvez discorde de mim e daqui a cinco anos eu talvez tenha de desculpar-me e admitir: Você tinha razão e eu estava errado. Mas agora, filho, estou fazendo o que acho certo e melhor para você”.

2.2        Lembrando que eles não são perfeitos

Pode ter havido ocasiões em sua vida em que seus pais não tinham os melhores interesses em mente. Você pode ter sido magoado, abusado ou negligenciado por causa do egoísmo deles.

Todos sabemos que quando se trata de amar realmente alguém, não é porque tudo que ele fez é “digno” de amor e afeto. As pessoas não são perfeitas.

Quando se trata do verdadeiro perdão, nunca se esqueça disto: A parte inocente quase sempre paga. Perdoar é preciso. É luz nas trevas. É vida arrancada da morte.

Grande parte do terreno que Satanás conquista na vida do crente é fruto de uma simples má vontade em perdoar – Efésios 4:26, 27. A amargura e a falta de perdão têm poder para acorrentar sua vida ao passado.

No final, mesmo que o preço seja alto, aquele que perdoa conhecerá e experimentará as poderosas bênçãos do Deus Altíssimo em sua vida. E quanto vale isso? Como calcular esse valor?

Tudo talvez se resuma nisto. Até que ponto você quer que o Senhor o use? Quão disponível deseja realmente estar quando o Espírito Santo quiser escolher e usar alguém no Seu propósito para esta geração? Enquanto tiver vida, que o Senhor te use para a glória do Seu nome.

Se quer ser uma benção, dê motivos para Deus abençoá-lo.

Em vista de desejar Sua benção e por querer ser uma benção, esteja disposto a obedecer… mesmo quando dói. A dor, afinal de contas, vai passar logo. O sorriso é para sempre.

Pr. Mario Pacheco Neto – 19/05/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: