Publicado por: ministriodeusfiel | 21/04/2013

Não terás outros deuses diante de mim

Ministério Deus é Fiel

“Nenhum outro Deus”

Êxodo 20:1-3

São os Dez Mandamentos duros e negativos… estreitos e legalistas… frios e restritivos? Você já ouviu os Dez Mandamentos como uma carta de amor, uma mensagem terna, sincera, vinda da mão de Deus? Talvez não. Todavia, são uma das expressões mais poderosas do amor de Deus nas Escrituras.

Você sabia que o Senhor e Moisés conversaram antes que Ele lhe desse as tábuas de pedra? Sabia que Deus deu instruções específicas a Moisés sobre o que dizer às pessoas, ANTES de apresentar os Dez Mandamentos?

Êxodo 19:3-6

O Senhor tirou esse povo, depois de quatrocentos anos de cativeiro no Egito, para intimidá-lo e maltratá-lo no deserto? É claro que não! O Senhor está dizendo: “Moisés, diga a eles – não esqueça de lembrá-los – antes de dar-lhes estes mandamentos, o quanto eu os amei no passado. Lembre-os de como protegi diariamente suas vidas e me preocupei com seu futuro”.

Há algumas coisas neste mundo estragado pelo pecado que são tão destrutivas e devastadoras para as nossas breves vidas humanas que Deus não quer que tenhamos de aprendê-las por meio de uma experiência amarga. Deu-nos, então, Sua Palavra para guiar-nos e proteger-nos.

Salmo 119:97-100

Os Dez mandamentos são tão simples e claros, como os grandes sinais amarelos de advertência na estrada.

Deus melhor do que ninguém em qualquer parte, compreende como a vida funciona! A razão dele nos ter dado esses mandamentos é porque sabe as conseqüências de cada decisão.

1. O grande desafio

O maior desafio que os crentes enfrentam todos os dias de sua vida é manter um relacionamento íntimo, pessoal e crescente com Jesus Cristo. É mantê-Lo em primeiro lugar.

Nossa principal tarefa como crentes é verificar que nada, nenhum “deus”: pessoa, objeto, tarefa, dever, ou prazer – esteja na frente dEle em nossas  prioridades, nossos planos, nosso afeto.

O trabalho árduo, os bons ensinamentos e a disposição de lutar pelo Senhor não bastam. Um relacionamento – o Senhor está muitíssimo preocupado com a condição dos nossos corações em relação a Ele.

Apocalipse 2:4

Deus não só lhe dá direção, como também se compromete a remover quaisquer impedimentos ou obstáculos que bloqueiam o caminho do Seu propósito para você. Ele endireitará o caminho à sua frente.

Provérbios 3:5-6

2. Por que “nenhum outro deus”?

Por que Ele faz tanta questão de não ter outros deuses diante de si? O que o seu primeiro mandamento tem a ver com a vida no mundo de hoje?

A razão é muito simples: Ele quer ser o seu Deus. Ele quer cuidar de você e sabe que ninguém ou nada pode fazer isso melhor do que Ele. Ele é um Deus fiel comprometido conosco mesmo quando falhamos, mesmo quando cometemos erros. Ele nos ama e jamais dirá: “Desisti de você. Vou procurar outra pessoa de quem goste mais do que de você”.

2 Timóteo 2:13

Deus nos tem em primeiro lugar para Ele, foi capaz até de dar o seu único filho por amor a nós, pecadores condenados, cujo destino era a morte, Ele apenas pede que façamos dEle a coisa mais importante na nossa vida assim como nós somos para Ele.

I Pedro 5:7

Quando você O coloca em primeiro lugar e Ele é tudo pra você, terá feito então isso. Quando isso acontece, Ele é responsável por quanto tempo vivemos e quanto tempo devemos servir. Este peso está fora dos nossos ombros. Ele é responsável pelo que acontece no final e não nós! Nós só aproveitamos a viagem.

O importante é buscar o reino de Deus em primeiro lugar, que do resto Ele se preocupará. A preocupação é como um ponteiro vermelho de aviso no painel do carro nos informando que não estamos pondo Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Mateus 6:33

Como é possível não querer colocar Deus em primeiro lugar?

Não devemos nos apoiar ou confiar no nosso próprio entendimento por ser limitado e imperfeito por causa do pecado.

Provérbios 14:12

Estamos num planeta destruído, um lugar perigoso, cheio de armadilhas e abismos e nossa bússola quebrou, por mais que não seja nosso desejo perder-nos, isso certamente acontecerá se não tivermos a orientação da Palavra e do Espírito de Deus.

Mateus 15:14

Pr. Mario Pacheco Neto – 21/04/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: