Publicado por: ministriodeusfiel | 19/06/2011

Aprendendo a confiar em Deus

Se alguém te perguntasse nesse exato momento se você confia em Deus, o que diria? Provavelmente diria que sim. Afinal, é difícil alguém em nosso meio dizer que não confia em DEUS. Ele é DEUS, o infalível EU SOU!! Mas falar é fácil! Difícil é demonstrar que você realmente confia Nele.

Tudo o que Deus tem feito é se revelar a nós como o Deus Todo-Poderoso, desde o primeiro dia de nossa vida cristã, para que possamos conhecê-Lo, e então confiar.

Salmo 37:5 – “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie Nele, e Ele o ajudará”.

O que é confiança?

Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro.

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da fonte. Quanto a Deus, ninguém jamais o viu. Como então podemos conhecer a Deus para confiar Nele?  O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. Jesus é o que nos faz conhecê-Lo, e essa promessa, Ele fez ao Pai em João 17: 25 e 26.

Confiar é muitas vezes considerado ato de amizade ou “amor” entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade. Confiar no Senhor é deixar nas mãos de alguém que pode e dá garantia de realizar. É ter a esperança, é caminhar com fidelidade, é estreitar a intimidade com o Senhor e sentir a segurança que encontramos na certeza de que Deus é bom e cuida de nós.

 Salmos 71:5  e Jó 11:18

Para repousar no descanso seguro do Senhor é preciso ter confiança na palavra. Confiar em Deus não é olhar para as dificuldades ou para os problemas, mas sim dizer para os problemas e dificuldades, que sua confiança e o socorro vêm do Senhor. Salmos 121: 1 e 2

Ter confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio e não se baseia em provas. Colocar, depositar confiança no senhor significa exercitar a fé, que é a base em que nos apoiamos para chegar ao trono da graça para sermos socorridos em tempo oportuno. Muitas vezes procuramos socorro no mundo e nas pessoas. Por que isto? Não porque não cremos em Deus, mas porque não o conhecemos. A fé sem obras é morta. Não adianta dizermos que confiamos em Deus, se nossas atitudes tem sido de incredulidade e dúvida. Se verdadeiramente cremos Nele, nossas atitudes vão ser de fé; e entre elas, a confiança em Deus. Do contrário, nossa fé não passa de meras palavras, de uma fé morta. Tiago 2: 17

Miquéias 7:7

Creio que podemos entender que este versículo bíblico nos dá uma aula de Fé e mais, este Versículo ainda nos ensina a esperar e a confiar no Senhor.

Às vezes passamos por dificuldades “tão grandes” que fazem balançar a nossa Fé, começamos a “achar” que Deus se esqueceu de nós, ou que talvez Ele ande tão ocupado com outras coisas que não esta prestando atenção as nossas dificuldades. Muita gente nos dias de hoje anda deprimida, angustiada, ansiosa, estão enfrentando dificuldade, triste, sem esperança e muitas das vezes elas nem mesmo entendem o porquê de se sentirem desta maneira, “angustiadas e sem esperança” apenas se sentem assim.

 A verdade é uma só, o vosso inimigo, o diabo, tem tramado contra a sua vida e quer-te ver assim angustiado, deprimido com depressão, com síndrome do pânico, pois desta forma você não tem forças para lutar, porque desta maneira a sua Fé e a sua confiança em Deus acabam por desaparecer.

Muitas vezes o inimigo age em nossa vida lançando suas setas malignas contra nós, tentando nos enfraquecer, para o inimigo de nossas almas é sempre mais fácil lutar com soldados fracos, desmotivados e sem resistência do que com soldados fortes e armados. Quero dizer que Deus existe, e Deus sem nós continua sendo Deus, porem nós sem Deus não somos ninguém. Da mesma forma também existe o diabo, e diz a bíblia que o diabo é o príncipe deste século e ele cegou o entendimento dos incrédulos, e porque ele faria isso? Para que você deixasse de confiar em Deus e para que você aceite as suas ofertas que acabam te trazendo no primeiro momento prazer e satisfação, mas que depois trazem tanta dor, vazio e solidão para a sua vida.

Muitas das vezes o diabo até poderá se alegrar pensando que esta nos destruindo, mas o Senhor é contigo!! Ele pode até se alegrar imaginando que estamos caídos, que estamos presos, cativos de nossos pecados, que ainda somos escravos de nossos pecados, mas em nome de Jesus Cristo drogados serão libertos, enfermos serão curados, famílias serão restauradas, sonhos e alegrias serão restituídas em nome de Jesus Cristo, pois a palavra do Senhor nos diz: “se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres” (João 8:36).

Somente Jesus tem poder para nos libertar da escravidão do pecado, só precisamos Aprender a Confiar no Senhor; Somente Jesus tem poder para nos dar a vida eterna. Esse versículo nos Ensina a Confiar em Deus. Aprenda a Confiar em Deus.

A confiança no Senhor nos livra das ansiedades deste mundo.

Mateus 6.25-34

Jesus, nesses versículos está mostrando como viver o reino de Deus. Ele mostra que a fé não é um conceito, a vida cristã não é uma filosofia e Deus não é um ser vago e impessoal, mas real. Jesus nos mostra um Pai onisciente, ele sabe tudo. Jesus nos mostra que o pai é todo poderoso, onipotente. Como Deus onipotente ele tem condições de satisfazer todas as nossas necessidades Como Deus bondoso, cheio de misericórdia e amor ele quer nos suprir de tudo.

Ele se acha profundamente interessado nos destinos de nossa vida, seja nas coisas grandes, seja nos pormenores de nossa existência. Aquele que conseguir viver isso, viver estas verdades se livra de alguns sentimentos importantes.

A preocupação ansiosa. A preocupação com o dia de amanhã. A atitude doentia de antecipar os problemas, sofrendo já aquilo que imaginamos vai acontecer no futuro.

– A vida é uma grande benção v.25

A ansiedade tira a alegria da vida. A grande benção, o grande milagre é a vida. Se Deus fez o maior e o mais difícil, cuidará também do mais simples e mais fácil. Não estejam ansiosos, preocupados e angustiados. A confiança no Senhor torna a nossa vida uma vida abençoada.
A vida de quem crê no Senhor é uma vida de qualidade.

– Deus vai prover v.26-27

As aves do céu são exemplos de vida livre de ansiedades e preocupações. As aves não plantam, nem colhem, mas são devidamente alimentadas. A ênfase não está no fato de que não trabalham, mas no fato que não se preocupam e não antecipam o futuro.
Jesus não disse não semeiem, não trabalhem, mas cofiem na providência de Deus.
Trabalhem, mas confiemos na providência de Deus.

– Deus sempre quer o melhor para nós v.28-30

As vezes não entendemos certas coisas que nos acontecem, mas o Senhor quer cuidar de nós. O senhor nos fortalece a cada dia. Não seremos lançados no fogo. Não seremos desprezados. Não seremos abandonados. Muito antes de pensarmos qual seria a solução adequada, Deus já decidiu qual seria.

– Nossas perguntas devem ser transformadas em afirmações de fé. V31 – 32

Temos muitas perguntas a fazer, porém, muitas vezes fazemos as perguntas às pessoas erradas. Quando feitas a nós mesmos ou aos outros, estas perguntas se transformam em dúvidas, e em falta de fé. O texto aqui nos diz que devemos confiar no Senhor todas nossas preocupações. Aquilo que se transforma em pergunta, a fé transforma em afirmação.

– A cura da ansiedade é buscar o reino de Deus . v. 33

Buscar é uma atitude. Uma decisão pessoal. Uma questão pessoal. Nossos pensamentos negativos não nos ajudarão. Nossa confiança dá espaço para o Senhor operar em nossa vida.
Jesus nos aponta uma atitude altamente solucionadora. Buscar o reino de Deus é fazer sua vontade. Um coração ocupado com o reino de Deus não deixa espaço para a ansiedade, a inquietação, a preocupação.

–Presente ou futuro não fazem diferença quando Deus cuida de nós.v.34

A data ou dia não faz diferença, mas sim a presença de Jesus no meu dia. Não devemos antecipar os problemas de amanhã. O que é problema hoje amanhã Deus proverá.

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que passaram por grandes dificuldades, mas continuaram confiando na bondade de Deus, e por isso suas vidas passaram por uma completa mudança! Eles nos servem como exemplos:

– NOÉ.  A Bíblia diz em Gênesis 6:8 – que (…) Noé ACHOU GRAÇA diante de Deus. O seu mundo estava se desmoronando, mergulhado em corrupção e imoralidades. Em vez de se deixar abater, ele buscou a ajuda de Deus e foi capaz de construir um enorme barco, que salvou a si, toda sua família e os animais que entraram na arca. NOÉ CONFIOU NA BONDADE DE DEUS E FOI SALVO DA DESTRUIÇÃO.

– RUTE – Seu marido estava morto. Toda a terra enfrentava uma terrível fome. Ela e sua sogra Noemi, no campo seguiam os ceifeiros e colhiam os grãos que eles deixavam escapar. A Bíblia nos diz que no meio dessa adversidade, a bondade de Deus se manifestou para Rute, por meio do dono do campo. Ela e sua sogra experimentaram uma reviravolta em suas vidas e as suas necessidades foram abundantemente supridas. Leia Rute 2:1-12. RUTE FOI LIVRE DA FOME PORQUE CONFIOU EM DEUS.

– JOSÉ – Foi vendido como escravo no Egito e ali, ele foi maltratado e explorado. Foi acusado injustamente pela mulher de Potifar, o capitão da guarda do Faraó. Independente do que as pessoas lhe faziam e onde fosse jogado, ele continuava a prosperar. Veja o resultado dessa confiança em Deus – Gênesis 39:5, 21. JOSÉ PROSPEROU NO EGITO PORQUE CONFIOU EM DEUS.

– JÓ – Em menos de um ano, ele perdeu a saúde, todos os seus bens e filhos. Vivia com febre e dores terríveis. Em meio a essa tragédia veja o que ele declara: Jó 10:12. Ele disse ainda: leia Jó 19:25. No final do livro de Jó vemos que ele foi curado e plenamente restaurado. Porque, ele sempre manteve a bondade e a graça de Deus em sua mente. Ele tinha fé e declarava sempre a ajuda de Deus.

O profeta ISAÍAS ao referir a grandeza de Deus e a confiança que Nele devemos ter, diz:

Isaías 40: 31 – “Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam”.

O Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras brilha o sol. Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.

Quando, por ventura, você se deparar com um momento difícil, em que as crises aparecem gerando outras crises, não admita que o desânimo se aposse das suas energias. Eleve-se acima da tempestade, através da oração. Pense que Deus é o autor e o sustentador de todo o bem.

Vivemos em tempos de dificuldades, que olhando para os lados já não é possível confiarmos em tudo que os olhos vêem, mas quando confiamos no senhor, ELE tem algo muito especial para aqueles que nele confiam. Deus tem coisas grandes preparadas para os que o amam. O amor em Deus é a grande confiança que Deus precisa para abrir nossos olhos, nossos ouvidos para que possamos ver as maravilhas que ele tem preparado para nosso coração.

Nosso Deus nunca falhará. Ele sempre virá ao nosso socorro se pedirmos em todo o coração. Mas não busque Deus pelas bênçãos, somente pelo socorro, não busque somente em meio a aflições. Busque em todo tempo de todo coração. Deus é o Deus do impossível, quando você não ver mais saída e não achar solução para seus problemas, quando tudo parecer impossível este é o melhor momento para você Aprender a Confiar no Senhor!

Pb. Rodrigo Winter – 19/06/2011

Anúncios

Responses

  1. Amei está palavra , estava precisando muito !

    • Sabrinna, obrigado por visitar a nossa página. Fico feliz em saber que essa palavra falou fortemente ao seu coração. Que Deus possa abençoa-la grandemente.

      Jesus te ama!

  2. palavra muito forte e poderosa.

    Muito obrigado!!!!!!!!!

  3. Que palavra maravilhosa!

    • Obrigado pelo comentário. Que Deus te abençoe cada dia mais.

      Pr. Rodrigo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: