Publicado por: ministriodeusfiel | 29/08/2010

Vencendo a insensatez

I Samuel 18:1 a 16

Muitos de nós convivemos com pessoas insensatas. Uma pessoa insensata é uma pessoa sem senso, sem juízo, tola. Precisamos aprender como Davi a conviver com essas pessoas. Muitas dessas pessoas são autoridades na nossa vida, como por exemplo, nosso pai, filho, nosso chefe. Como podemos vencer nessas situações?

Não é fácil determinarmos se uma pessoa perdeu de fato o juízo. Sete coisas que nos ajudam a perceber que uma pessoa é insensata:

1)    Tome cuidado quando alguém quer se impor pelo grito ou pela força – Eclesiastes  9:17. Palavras de uma pessoa insensata são palavras sem lógica, sem argumento.

2)    O ambiente de uma pessoa insensata cheira mal – Eclesiastes 10: 1. Uma pessoa insensata cria um ambiente de confusão e traz uma infelicidade coletiva.

3)    Uma pessoa insensata não sabe para onde quer ir, fica perturbada – Eclesiastes 10: 2 e 3. O tolo tem a capacidade de fazer o errado e não sabe diferenciar o que é certo e o que é errado.

4)    O insensato se cerca de pessoas erradas – Eclesiastes 10:5 e 6. Pessoas insensatas colocam pessoas tolas do seu lado, aquelas que concordam com as suas atitudes erradas.

5)    Tudo que o insensato faz dá errado – Eclesiastes 10:8 e 9. Tudo dá errado porque o tolo age de uma maneira inconseqüente. O insenstao não gosta de fazer o certo e nem aquilo que deve fazer e acaba agindo sem pensar.

6)    O insensato fala de mais e não produz nada – Eclesiastes 10:12 a 15. O tolo trabalha muito mais não apresenta resultado. Se mexe muito mais não sai do lugar.

7)    Aquele que coloca o prazer na frente do dever – Eclesiastes 10:16 a 19. O tolo é egoísta, não se preocupa com as suas responsabilidades. Só se preocupa com aquilo que lhe interessa, aquilo que produz prazer.

Como podemos vencer a insensatez?

1)    Boca fechada – Eclesiastes 10:20. A pessoa tola e insensata é incapaz de escutar. Só ouvem o que interessa. Por isso devemos ficar quietos e não perder tempo em conversar com o tolo. I Pedro 3: 1. Aja com sabedoria e fique de boca fechada.

2)    Mantenha a tranqüilidade – Eclesiastes 10:4. Tenha calma, não use as mesmas armas do tolo ao enfrentá-lo. I Coríntios 14:33. Deus habita em um lugar de paz. Devemos viver do jeito que Deus quer que vivamos. Apocalipse 22:11. Faça aquilo que Deus espera de você.

3)    Saiba controlar a situação – Eclesiastes 10:17. Nós não podemos nos deixar vencer pela tentação de fazer o que gostaríamos de fazer. Mateus 24:46. Não podemos agir passionalmente com as nossas emoções, precisamos esfriar a cabeça e fazer a coisa certa. Precisamos viver como Davi e não perder a cabeça.

Devemos agir conforme a nossa consciência e as instruções de Deus.

Pr. Mario Pacheco Neto – 29/08/2010

Anúncios

Responses

  1. Perfeito!!!!
    Era exatamente o que eu estava precisando ler pra dar confirmação ao sentimento que estava comigo.
    Sentimos um desejo enorme em reagir frente à uma pessoa insensata, mas isso é cair na tentação.
    Devemos ser fortes e seguir os exemplos corretos de conduta.
    Somente assim nos livraremos da insensatez.

  2. Somos insensatos quando não seguimos as orientaçöes da palavra de Deus. Muito importante esse comentário se todos seguisse esses conselhos o mundo seria melhor, porque muitas confusões seriam evitadas!…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: